Um projeto desenvolvido pela start-up portuguesa blueOASIS e a universidade norueguesa NTNU, que pretende revolucionar a previsão de ondas para várias modalidades de surf com recurso a ferramentas de simulação de alta-fidelidade e supercomputação avançada.

Hoje, dia 16 de abril, pelas 9:00 da manhã, realizou-se na Ericeira Business Factory o workshop final deste projeto financiado pelos EEAGrants Portugal. Fruto da colaboração entre a start-up portuguesa blueOASIS, sediada na Ericeira, e a universidade norueguesa NTNU, desenvolvedora da ferramenta REEF3D, foram apresentados os resultados desta iniciativa.

Para além de vários elementos da comunidade de surf local, o evento contou com a presença dos EEAGrants Portugal, da Câmara Municipal de Mafra e vários membros da academia. Um dos objetivos, para além da apresentação dos resultados, prendese com a discussão dos mesmos com a comunidade local.

A visão para o futuro deste projeto inclui um modelo operacional de alta-fidelidade de cada praia da Reserva, que permitirá modelar e prever a ondulação com elevada precisão e resolução, por forma a extrair métricas direcionadas para os praticantes de várias modalidades de surf.

No entanto, o mesmo também poderá ter outras aplicações, como ao nível da análise do impacto das alterações climáticas nas praias, portos e outras estruturas costeiras na região. Para além disso, em fases posteriores, a mesma metodologia poderá vir a ser replicada em outros locais, tanto a nível nacional como internacional.

*Referir que vem do Ericeira Market

Clique Aqui

para mais informações