Quando, no verão de 2016, a austríaca Katharina Grafl (36 anos) rumou em direção à Ericeira para umas merecidas férias, estava longe de imaginar que se iria apaixonar pelo destino ao ponto de desejar nunca mais voltar para casa. Ainda assim, quando o momento da partida chegou, tratou de fazer as malas para regressar ao país de origem, onde trabalhava na área do turismo.

O facto de ter conseguido um emprego no PortugalSurfCamp, um hostel que viria a gerir durante dois anos, reforçou a vontade de alargar a estadia. Em fevereiro de 2019, juntou-se à equipa do Selina, na qual permaneceu por um ano. “Quando o contrato estava prestes a ser renovado e ia retornar à Áustria para um projeto que o grupo tinha lá, a pandemia surgiu e esses planos acabaram por não se concretizar. Vi então a oportunidade de começar um negócio próprio.”

Criou o Balagan, onde os sabores do Médio Oriente são os principais protagonistas. “Na altura, pareceu-me que esta cozinha ainda não estava muito explorada no País. Apenas uns quantos restaurantes específicos em Lisboa, outros no Porto, mas nada ao nível da representação das gastronomias desta região. Como era algo que apreciava bastante e de que sentia falta, resolvi investir, até porque os produtos necessários para a pôr a prática são facilmente encontrados localmente.”

Clique Aqui

para mais informação sobre este negócio